8.3.13

Visão 360 graus

Eike Batista.

Grande parte dos empresários e empreendedores leva em conta apenas dois ou três vetores estratégicos quando pensa seus projetos. Olham a parte financeira. Qualquer empreendimento exige recursos, isso é natural. Estudam as questões legais, acionam a área jurídica. Tocam os projetos de engenharia, fazem cálculos, compram ativos. Muitas vezes, a partir daí, entretanto, não conseguem dar foco a outros elementos que também afetam o negócio - e são fundamentais para o seu sucesso!

No nosso grupo, criamos um processo de empreender, disseminado internamente, chamado Visão 360°.

De maneira simplificada, trata-se de um quadro esquematizado, com nove áreas ou nove tipos de engenharias, como preferimos chamar: engenharia de pessoas, financeira, jurídica, política, logística, ambiental e social, de comunicação, saúde e segurança, além da própria engenharia da engenharia. Elas precisam ser tocadas ao mesmo tempo, sem descuido de nenhuma parte.

Por motivos variados, o empreendedor brasileiro acaba tendo dificuldade em trabalhar todos estes vetores ao mesmo tempo. Não é fácil. Muitas vezes, até na ânsia de tirar o projeto do papel, na sensação do "quero empreender, quero empreender", alguns aspectos importantes, ou algumas das engenharias, acabam ficando em segundo plano.

De repente, uma engenharia fiscal inadequada não permite antever uma taxação não percebida, prejudicial ao planejamento do empreendimento. Quantas vezes uma loja num shopping center não prospera porque, talvez numa avaliação rápida, não se levantou com precisão quantas lojas do mesmo setor havia? Faltou engenharia de marketing? Mesmo que esteja abrindo um estabelecimento comercial de menor porte relativo, uma padaria, por exemplo, o empreendedor tem de saber que está numa comunidade, formada por diferentes grupos, que precisam ser conhecidos, compreendidos, como parte relacionada direta ou indiretamente com o empreendimento.

A imagem da nossa Visão 360° permite identificar as várias engenharias que precisam ser executadas em cada empreendimento. Nas paredes do nosso grupo, temos alguns quadros reproduzindo esta esquematização. Acho mesmo que todo mundo deveria ter um material assim. Talvez um quadro na frente, um slide no computador, para ver e se perguntar, regularmente: "Eu já olhei isso?", "Eu já prestei atenção neste ponto?", "Vislumbrei todos os aspectos?". E a importância dessa atenção redobrada é muito simples: as pessoas, às vezes, esquecem detalhes! Então, que tal olhar para o esquema de Empreender 360° e checar cada item?



Alguns conceitos básicos permeiam as nove formas de engenharias que concebemos ao longo de cada empreendimento, conforme nossa Visão 360°. Em maior ou menor grau, estão relacionados a todas as engenharias que precisam ser executadas durante cada projeto.

De maneira resumida, é preciso ter Paixão pelo que se faz, e Humildade, junto à clareza de que o sistema de avaliação é por Méritos.

Pensar Grande os projetos e Perseverar. Ter Criatividade e Disciplina.

Dividir Resultados Financeiros dos projetos com os colaboradores internos e investidores, além de oferecer à sociedade programas sustentáveis para as áreas econômica, social e ambiental. Honrar o Capital de Risco, que acredita e investe nos projetos, cumprindo o prometido e buscando, sempre, superar metas.

Enfrentar e superar obstáculos no caminho, se reposicionando de forma veloz e eficaz, sempre que necessário. Nestes casos, atenção ao slogan: "Stop Loss" ou, de maneira simplificada, em português, parar um projeto ou iniciativa que esteja dando errado e mudar o rumo.

Atuar com Transparência e Ética junto a todos as comunidades relacionadas à empresa e seus projetos, dos empregados e investidores às populações locais, autoridades públicas, imprensa, organizações, entidades representativas, a sociedade em geral.

Incentivo à capacidade de Liderança. Adotar conceitos Estado da arte em todos os seus negócios. E, mesmo tomando todos os cuidados anteriormente descritos, uma Pitada de Sorte sempre ajuda.

A Conectividade entre todos os elementos acima assegura a Fluidez da realização dos empreendimentos e chega ao The Zone.








Fonte: www.EikeBatista.com.br



Voltar para o início.